Prêmio Camélia da Liberdade Edição 2013

 

UF RS
CATEGORIA PERSONALIDADE
IDENTIFICAÇÃO Paulo Renato Paim
RESUMO
Metalúrgico e Senador, na Comissão de Direitos Humanos pautou debates e políticas sobre os idosos, pessoas com necessidades especiais, indígenas, negros e homossexuais. É autor dos estatutos do idoso, das pessoas portadoras de necessidades especiais e da Igualdade Racial. ÉR autor da Lei que institui o dia 27 de outubro, Dia Nacional de Luta das Pessoas com Doenças Falciformes.
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UF RJ
CATEGORIA PERSONALIDADE
IDENTIFICAÇÃO Ruth de Souza
RESUMO
Atriz, Ruth Pinto de Souza nasceu no Rio de Janeiro em 12 de maio de 1921. Até os 9 anos de idade viveu com a família em uma fazenda em Porto do Marinho, pequena cidade do interior de Minas Gerais. Com a morte do pai, ela e a mãe voltaram a morar no Rio de Janeiro, em uma vila de lavadeiras e jardineiras, no bairro de Copacabana. Interessou-se por teatro ainda menina, quando assistiu a récitas no Theatro Municipal. Pela Revista Rio, tomou conhecimento do grupo de atores liderados por Abdias do Nascimento, o Teatro Experimental do Negro. Uniu-se ao grupo e fez história em sua estréia como primeira atriz negra a representar no Theatro Municipal do Rio de Janeiro em O imperador Jones, de Eugene O’Neill, em 8 de maio de 1945. Sua postura como atriz ajudou a abrir caminho para o artista negro no Brasil.
A atriz também foi uma das pioneiras da TV brasileira. Participou de programas de variedades e musicais no início das transmissões da Tupi, até adaptar para a televisão, com Haroldo Costa, a peça O Filho Pródigo, que havia encenado no Teatro Experimental do Negro. Em 1969 integrou o elenco da TV Globo onde se tornou a primeira negra a protagonizar uma novela: A Cabana do Pai Tomás.
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UF RJ
CATEGORIA PERSONALIDADE
IDENTIFICAÇÃO Pr. Marcos Amaral
RESUMO
Rev. Marcos Antonio Gomes Amaral é ministro presbiteriano com mais de 20 anos de ministério, pastor-efetivo da Igreja Presbiteriana de Jacarepaguá há 16 anos e presidente do JPA. Recentemente assumiu a presidência do Sínodo da Guanabara. É mestre em teologia e pós–graduado em filosofia contemporânea, psicólogo e escritor. Atuou como professor nas faculdades: IBMR e BENNET, e exerceu coordenação em pós-tratamento em dependência química na 1ª Clinica Pública do Rio de Janeiro. Exerceu capelania no Hospital Universitário Gafree Guinle. Membro e colaborador da Comissão de Combate a Intolerância Religiosa – RJ.
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UF MS
CATEGORIA INSTITUIÇÃO DE ENSINO
IDENTIFICAÇÃO Instituto Luther King
RESUMO
O Instituto mantém um curso preparatório para o ENEM e vestibulares e curso de informática básica, nos quais atende crianças, jovens e adultos de baixa renda e oriundos da escola pública.Dispõe de 140 vagas/ano, no preparatório para ENEM, e cerca de 100 vagas no curso de informática básica.Seus alunos são atendidos sem qualquer espécie de custo.
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UF MS
CATEGORIA INSTITUIÇÃO DE ENSINO
IDENTIFICAÇÃO NEPRE/UFMT
RESUMO
O Projeto ofereceu recursos financeiros aos bolsistas na forma de bolsa mensal, além de apoio pedagógico e discussões sobre a temática das relações raciais do Brasil. A UFMT, através de sua Pró-Reitoria de Extensão, PRO-VIVAS, participou do apoio material aos bolsistas: complementando o valor da bolsa e também oferecendo bolsa alimentação. Aqueles alunos que pretendiam, após o término da graduação, prosseguir estudos de pós-graduação puderam fazer curso de idiomas gratuitamente.
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UF MT
CATEGORIA INSTITUIÇÃO DE ENSINO
IDENTIFICAÇÃO Universidade Estadual do Mato Grosso
RESUMO
UEMS: por meio de leis que reservam vagas para indígenas e negros, respectivamente teve o início das Ações Afirmativas ma UEMS que foram regulamentadas na instituição de modo que 20% das vagas estão destinadas aos negros e pardos e 10% para indígenas, em todos os cursos, do total de vagas disponibilizadas no vestibular. No que se refere ao acesso de alunos negros e pardos, no período de 2003/2011, foram oferecidas 12.558 vagas gerais e destas 3.588 para estes alunos.Com a adesão da UEMS ao sistema de seleção unificada para o ingresso em 2011/2012 as vagas gerais totalizaram 3.304 e de negros 944. Nº que sem dúvida indicam um crescimento do acesso contido nas políticas institucionais.Outro dado que cabe destacar, no que se refere aos concluintes é que no período de 2007/2011 os 44,35% foram de alunos das vagas gerais e os 36,07% de cotistas negros e pardos. Além do sistema de reserva de vagas a UEMS desenvolve uma série de ações de pesquisas, ensino de extensão por meio de seus docentes e discentes que discutem as temáticas étnico-raciais com destinação de bolsas para alunos cotistas negros e indígenas possibilitando o auxílio financeiro para provimento de condições materiais básicas e que lhes permitam um envolvimento mais efetivo com a sua formação profissional e humana.
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UF GO
CATEGORIA INSTITUIÇÃO DE ENSINO
IDENTIFICAÇÃO PUC-Pró-afro
RESUMO
Zela para que o ensino na PUC Goiás adote políticas educacionais e estratégicas pedagógicas de “valorização da diversidade, a fim de superar a desigualdade étnico-racial presente na educação escolar brasileira, nos diferentes níveis de ensino (cf.Resolução nº01 de 17/06/04 do Ministério da Educação e a Lei Federal 10.639/2003). Neste sentido um dos compromissos relevantes do Pró-afro é o estímulo à pesquisa, através do fortalecimento de práticas acadêmicas que motivem os(as) jovens estudantes a se interessarem pelas questões que dizem respeito à população afro descendente em seus vários aspectos e dimensões.
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UF PA
CATEGORIA INSTITUIÇÃO DE ENSINO
IDENTIFICAÇÃO Universidade Federal do Pará
RESUMO
O sistema de cotas da UFPA, passou a contemplar, a partir de 2013 as comunidades quilombolas, com acréscimo de duas vagas para cada curso de graduação. A iniciativa foi proposta pelo Grupo de Estudos Afro-Amazonicos e pelo Centro de Estudos de Defesa do Negro do Pará.
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UF SC
CATEGORIA INSTITUIÇÃO DE ENSINO
IDENTIFICAÇÃO NUER/UFSC
RESUMO
O Núcleo de Estudos Interétnicos da Universidade Federal de Santa Catarina, foi pioneiro no conjunto de estudos e políticas sobre quilombos no estado de Santa Catarina e alguma extensões dessa influência no Rio Grande do Sul e Paraná. As pesquisas iniciaram-se em 1986 resultando nos primeiros trabalhos sobre o tema no sul do país. Durante esses 25 anos o NUER vem realizando pesquisas, consultorias, criação de acervos para consultas bibliográficas e projetos editorias, a maioria voltados para estudos sobre a população afro-brasileira.
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UF RJ
CATEGORIA VEICULOS DE COMUNICAÇÃO
IDENTIFICAÇÃO Rede Globo
RESUMO
Novela Lado a Lado. A primeira novela brasileira, em que os afro-brasileiros são protagonistas. Novela dos autores João Ximenes Braga e Claudia Lage exibida no horário das 18h..que narra uma história situada no Brasil, no início do século XX,
(Sugestão CEAP).
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UF SC
CATEGORIA VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO
IDENTIFICAÇÃO Rede Record de Televisão
RESUMO
150 anos de Cruz e Sousa
Em 2012, celebrou-se 150 anos de nascimento do jornalista e poeta simbolista CRUZ E SOUSA. Das raras celebrações, destacou-se aquela coordenada pela Rede RIC Record de Santa Catarina, passagens sobre a vida e trajetória do poeta.
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UF DF
CATEGORIA VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO
IDENTIFICAÇÃO TV Brasil
RESUMO
Nova África
Narra a história de líderes africanos, sexta-feira, às 22h
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UF DF
CATEGORIA VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO
IDENTIFICAÇÃO TV Brasil
RESUMO
Caminhos da Reportagem Herança Negra no Rio de Janeiro
Programa Caminhos da Reportagem exibido em 20/09/12
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UF RJ
CATEGORIA VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO
IDENTIFICAÇÃO TV Brasil
RESUMO
Paratodos – programa apresentado por Aline Beckstein e Big Richard. ]Na edição de Tambores de Responsa, o destaque para a Feira das Yabás, realizada no segundo domingo de cada mês no Rio de Janeiro. (Sugestão CEAP)
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UF SP
CATEGORIA VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO
IDENTIFICAÇÃO Mídia Impressa
RESUMO
Revista Raça Brasil, pela cobertura diversificada da comunidade afro-brasileira, sob a direção de Mauricio Pestana,(sugestão Ceap).
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UF Nordeste
CATEGORIA VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO
IDENTIFICAÇÃO Mídia Digital
RESUMO
AFROPRESS – Agência de Notícias On Line
Pioneira na divulgação nacional de informações voltadas para o desenvolvimento da comunidade afro-brasileira. Sugestão CEAP)
(Sugestão CEAP)Instituto Mídia Étnica HTTP://midiaetnica.ning.com/ e HTTP://revista.correionago.com.br/ Organização formada por jovens comunicadores(as), que realiza palestras, assessoria e treinamentos para organizações negras, discutindo o papel estratégico da mídia e divulgando o conceito de direitos humanos à Comunicação. O Mídia Étnica possui também um portal colaborativo para divulgação das ações da comunidade negra, o correio nagô além de fazer parcerias com faculdades, realizando cursos d extensão e disciplinas optativas, discutindo o racismo na mídia.

Cada Minuto, HTTP://cadaminuto.com.br/blog/raizes-da-africa Portal 24 horas, no qual a colunista e professora Arísia Barros dos Santos, posta notícias, acontecimentos, informações, textos literários, eventos, leis, críticas, crônicas voltadas para divulgação e promoção da Cultura Afro Brasileira.
Blog Mundo Afro/Jornal A tarde HTTP://mundoafro.atarde.uol.com.br/ que busca dar espaço aos eventos e debates relativos à comunidade negra. O Jornal da Tarde, publica todo dia 20 de Novembro, um caderno especial sobre o Dia da Consciência Nega.

Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento Cojira

O Prêmio é uma iniciativa da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-Rio), vinculada ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro. Tem a parceria da Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj) e do Centro de Informações das Nações Unidas no Brasil (Unic-Rio).

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UF RJ
CATEGORIA ÓRGÃO GOVERNAMENTAL
IDENTIFICAÇÃO Governo do Estado
Secretaria Municipal da Reparação
RESUMO
Cotas Concurso Público – Em 06/06/12,o governador do Rio, Sérgio Cabral, assinou decreto que determina que todos os concursos públicos no estado reservem 20% de suas vagas para negros ou indígenas.

SEMUR, Salvador, Bahia, tem a finalidade de formular, coordenar e articular políticas e diretrizes para promoção da reparação em várias áreas e vale destacar o Selo da Diversidade etnicorracial no mercado de trabalho surgiu através do Decreto nº 17.918 de 12 de Novembro de 2007.

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UF SC
CATEGORIA ÓRGÃO GOVERNAMENTAL
IDENTIFICAÇÃO PAB – Programa Antonieta de Barros – ESTÁGIOS
RESUMO
Programa Antonieta de Barro, instituído pela Lei 13.075, de 29 de Julho de 2004. Através desse Programa, a Assembléia Legislativa de Santa Catarina, assume o compromisso de implementar uma política de ações afirmativas, direcionando ações que vislumbrem a eliminação das desigualdades de gênero, raciais e sociais. As ações permanentes junto as organizações não governamentais, o acompanhamento das escolas e universidades nas quais os estagiários estão inseridos e os trabalhos desenvolvidos junto a Escola do Legislativo, no que se refere a capacitação, formação, apoio pedagógico para a manutenção e ascensão da escolaridade, permite aos jovens um novo olhar sobre si mesmo, despertando o senso crítico da realidade que vivenciam, promovendo a auto estima.
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UF DF
CATEGORIA ÓRGÃO GOVERNAMENTAL
IDENTIFICAÇÃO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL
RESUMO
Pela votação que ratificou a constitucionalidade das cotas raciais.
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UF BA
CATEGORIA EMPRESAS
IDENTIFICAÇÃO Companhia Hidro Elétrica do São Francisco – CHESF
RESUMO
A inserção da Chesf nas políticas nacionais para promoção da diversidade vem acontecendo desde 2004, a exemplo das ações para promoção da equidade de gênero. No desenvolvimento desse processo e pela especificidade da Regional Sul, ter a sede em Salvador, cidade essencialmente negra, busca desenvolver ações para construir principalmente no âmbito empresarial a equidade étnico-racial. Realizar censo interno sobre diversidade étnico-racial; Divulgar o compromisso da Regional Sul com o Selo da Diversidade; Realizar palestra sobre o tema diversidade étnico-racial; Realizar parceira com ONG para promoção da diversidade étnico-racial; Divulgar periodicamente informações sobre a diversidade étnico-racial.

• Valorização da imagem do negro na empresa;
• Desconstruir valores discriminatórios associados à imagem do negro;
• Incentivar a ascensão de negros a postos de poder decisão;
• Difusão de conceitos e indicadores de raça/cor e da importância da equidade étnico-racial, para o público interno da Regional Sul, fornecedores de serviços e seus empregados.

Financiamento do Instituto Stive Biko:
Promover a preparação para o acesso universitário de jovens soteropolitanos oriundos de escolas públicas, levando em consideração o contexto das exclusões de gênero, raça e outras formas de iniqüidades responsáveis pela presença reduzida de grupos excluídos nos espaços acadêmicos.
Ministrar curso de preparação para acesso universitário para 60 jovens. R$ 310,95 por mês por aluno. R$ 167.915,65, valor anual.

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a) Personalidades;
b) Instituições de ensino;
c) Veículos de comunicação;
d) Empresas; e
e) Órgãos governamentais.

Serviço:
Prêmio Camélia da Liberdade 2013

Data:
24/04/2013 (quarta-feira)

Local:
Vivo Rio
Av. Infante Dom Henrique, 85 – Parque do Flamengo – Rio de Janeiro – RJ

Mais informações:
www.ceaprj.org.br

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